Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Perguntas Frequentes

Publicado: Quinta, 11 de Janeiro de 2018, 09h29 | Última atualização em Quarta, 15 de Mai de 2019, 09h20

- Museu Histórico do Exército, Fortificação e Exposições: de terça a domingo e feriados, das 10h às 18h.

- Alameda, Cúpula dos Canhões, Cafés e Loja: de terça a domingo e feriados, das 10h às 20h. Entrada no Forte até às 19:30h.

- Fechamento da bilheteria: 18h (após esse horário, a entrada é gratuita).

- As segundas-feiras fazemos a manutenção das nossas instalações.

- Inteira: R$ 6,00
- Meia-entrada (mediante comprovação): R$ 3,00

  • Professores das redes públicas de ensino;
  • Estudantes das redes públicas e privada;
  • Maiores de 60 anos; e
  • Portadores da ID Jovem.

- Isentos (mediante comprovação):

  • Militares das Forças Armadas e Forças Auxiliares do Brasil e dependentes;
  • Militares das Forças Armadas e Forças Auxiliares estrangeiras, desde que fardados;
  • Maiores de 80 anos;
  • Pessoas com deficiência;
  • Menores de 6 anos;
  • Guias Turísticos; e
  • Grupos agendados.

- Não há estacionamento para os visitantes. As vagas no local são utilizadas pelos moradores da Vila Militar, militares da OM e pela SIP (Seção de Inativos e Pensionistas). Há vagas limitadas para militares visitantes.

- O MHEx/FC oferece para os seus visitantes, de terça a domingo, uma visita guiada, marcadas através dos formulários de agendamento.

- As visitas são gratuitas para grupos de no mínimo 15 e no máximo 50 pessoas.

- O guia acompanha o grupo nos salões do Museu Histórico do Exército, na Fortificação e na Cúpula dos Canhões, contando os fatos importantes da história ocorridos neste espaço cultural e explicando as características do acervo exposto. A visita dura em torno de 1h30.

- Será permitida a visita do grupo, com isenção de ingresso, que esteja munido da mensagem de confirmação da visita, que será enviada por e-mail pela Seção de Relações Públicas.

- Não é permitida a entrada de animais domésticos no MHEx/FC por ele ser um patrimônio tombado em uma área de preservação ambiental. Além disso, é preciso zelar pela necessária higiene dos espaços culturais e gastronômicos. Destaque deve ser dado a segurança e a preservação dos diversos e variados acervos nos locais de exposição, que têm valor inestimável, assim como a integridade de nossos visitantes, que também é de nossa responsabilidade.

- Recebemos, aproximadamente, 40 mil visitantes por mês.

- É permitido apenas filmagens e fotos, sem flash e sem finalidade comercial ou de divulgação.

- Ensaios fotográficos são autorizados apenas às segundas-feiras. Não há ensaios de terça a domingo em nossa unidade por conta da intensa movimentação de visitantes no local. Caso queira agendar em uma segunda-feira (exceto feriado), favor entrar em contato através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

- Para ensaios com finalidade comercial, o MHEx/FC recolhe uma taxa para a União Federal conforme local escolhido e tempo de utilização do espaço.

- O Réveillon do MHEx/FC é destinado somente para militares e seus familiares e não há vendas de ingressos. Um edital com as regras para a inscrição é divulgado em novembro e, em dezembro, é publicada a lista dos contemplados, que é preenchida de acordo com a ordem de precedência entre os militares requerentes.

- Não temos vínculo com o Hotel de Trânsito. O telefone de contato deles é (21) 2523-1507.

- O acesso ao Exército se dá por meio de concurso público ou processo seletivo para cargos temporários. Os editais são publicados no site do Exército Brasileiro e das Regiões Militares.

Exército Brasileiro: http://www.eb.mil.br/web/ingresso/como-ingressar

1ª Região Militar: http://www.ssmr.1rm.eb.mil.br/processo-seletivo

registrado em:
Fim do conteúdo da página