Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana recebe evento comemorativo ao Centenário da Missão Militar Francesa

Publicado: Quarta, 11 de Setembro de 2019, 10h00 | Última atualização em Quinta, 19 de Setembro de 2019, 17h49

Rio de Janeiro (RJ) – Nos dias 09 e 10 de setembro, foram promovidas diversas atividades em comemoração ao Centenário da Missão Militar Francesa no Brasil (MMFB) no Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana (MHEx/FC), conduzidas pela Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx).

Na segunda-feira, um ciclo de palestras sobre o tema ocorreu no auditório do MHEx/FC. O evento foi aberto pelo Diretor da DPHCEx, Gen Div Carlos Alberto Mansur, e contou com a participação de ilustres palestrantes, como o Gen Bda R1 Márcio Tadeu Bettega Bergo e o Cel R1 Cláudio Skora Rosty, ambos pesquisadores do Centro de Estudos de Pesquisa e História Militar do Exército (CEPHiMEx), que apresentaram as palestras “Comemorações do Centenário da MMFB” e “Vídeo do Centenário da MMFB”, respectivamente; do Cel Charles Eugene Orlianges, Adido de Defesa da França no Brasil, com o tema “Relação França – Brasil no contexto da MMFB”; do Cel R1 Carlos José Sampaio Malan, neto do Gen Alfredo Malan D'Angrogne, um dos envolvidos na contratação da MMFB, com o tema “O Porquê da MMFB e seus principais protagonistas”; e do Dr. Telmo Fortes, advogado e escritor, com a apresentação “O último canto do Galo Francês: as manobras no Saicã”.

Na terça-feira, uma formatura de grande vulto foi realizada no Campo de Marte do MHEx/FC, sendo presidida pelo Gen Ex Julio Cesar de Arruda, Comandante Militar do Leste (CML). Estiveram presentes as seguintes autoridades: Gen Ex Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, Chefe do Departamento de Cultura e Educação do Exército (DECEx), Gen Div Joarez Alves Pereira Junior, Vice-Chefe do DECEx, Gen Div Carlos Alberto Mansur, Diretor da DPHCEx; dentre outras autoridades civis e militares.

Após a atividade, foram realizadas, no Auditório Santa Bárbara do MHEx/FC, a Sessão Solene de Lançamento de Selo Filatélico, em conjunto  a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, com o rito de obliteração com o ato de carimbar o selo, tornando-o oficialmente lançado. Na seqüência, teve o lançamento da medalha comemorativa ao Centenário da MMFB.

Em seguida, foi entregue uma menção honrosa relativa ao Prêmio Cultural Pandiá Calógeras ao Maj Leandro de Souza Rodrigues, do Centro de Instrução de Guerra na Selva (Manaus-AM), pelo trabalho “A influência da Missão Militar Francesa na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais”.

Seguindo a solenidade, ocorreu a premiação do 5º Salão de Artes Plásticas do MHEx/FC – Concurso de Pintura “100 anos da Missão Militar Francesa no Brasil”, que teve como ganhador o artista Antônio Meijueiro Nogueira com a obra "Início da Modernização do Exército". Após a cerimônia, o Cel Charles Orliange, Adido da França no Brasil, presenteou o MHEx/FC com um quepe de Oficial General do Exército Francês. A peça foi entregue ao Diretor e Comandante do MHEx/FC.

Finalizando as atividades comemorativas, foi realizada a cessão de livros doados pelo Cel R1 Malan, filho do escritor Alfredo Souto Malan, autor dos livros: “ Missão Militar Francesa de Instrução junto ao Exército Brasileiro” e “Uma escolha, um destino”, e pelo Dr Telmo Fortes com o livro “O último canto do Galo Francês: As manobras no Saicã em 1940”.

A Missão Militar Francesa de Instrução no Brasil (MMFB), chefiada pelo Gen Maurice Gamelin, foi contratada em 8 de setembro de 1919, para orientar, a partir de 1920, a modernização do Exército Brasileiro, estendendo-se até 1940.

    

    

    

registrado em:
Fim do conteúdo da página