Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Casa Histórica de Deodoro é reinaugurada no Dia da Proclamação da República

Publicado: Quarta, 17 de Novembro de 2021, 08h00 | Última atualização em Quarta, 17 de Novembro de 2021, 12h04

Rio de Janeiro (RJ) - Na tarde do dia 15 de novembro, a Casa Histórica de Deodoro (CHD), de responsabilidade administrativa do Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana (MHEx/FC), foi reinaugurada, após passar por um período de obras, montagem de nova exposição e manutenção.

A celebração foi presidida pelo General de Exército André Luís Novaes Miranda, Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), com a presença do General de Divisão Maurílio Miranda Netto Ribeiro, Vice-Chefe do DECEx, do General de Brigada Carlos Augusto Ramires Teixeira, Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx), e do Coronel de Artilharia Leandro Fernandes Moraes, Diretor do Museu Histórico do Exército e Comandante do Forte de Copacabana.

A cerimônia teve início com o corte da fita inaugural, no térreo da Casa, em seguida uma visita guiada pelas instalações e terminou com a apresentação da Orquestra Violões do Forte de Copacabana.

Um dos mais importantes sítios da História recente do país, a CHD está localizada no Centro da cidade do Rio de Janeiro, em um sobrado no número 197 da Praça da República. Além de servir de residência para o Marechal Deodoro da Fonseca, proclamador da República Brasileira, foi na Casa Histórica de Deodoro que se decidiu o primeiro Ministério Republicano e onde se elaborou a Bandeira Nacional.

    

    

registrado em:
Fim do conteúdo da página