Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Forte de Copacabana recebe solenidade de comemoração aos 133 anos da República

Publicado: Sexta, 18 de Novembro de 2022, 08h00 | Última atualização em Sexta, 18 de Novembro de 2022, 11h39

Rio de Janeiro (RJ) - Na manhã do dia 16 de novembro, o Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana (MHEx/FC) recebeu a solenidade de comemoração aos 133 anos da República, realizada pelo Comando Militar do Leste (CML) e o Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx).

Prestigiaram o evento Gen Ex André Luiz NOVAES Miranda, Comandante Militar do Leste, Gen Ex Flávio Marcus LANCIA Barbosa, Chefe do DECEx, Embaixadora Márcia Maro da Silva, Chefe do Escritório de Representação do Itamaraty no Rio de Janeiro (ERERIO), Vice-Almirante Eduardo Machado VAZQUEZ, Comandante do 1º Distrito Naval, Gen Div ROBSON Santana de Carvalho, Chefe de Ensino, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do DCT, Gen Div Luiz Fernando Estorilho BAGANHA, Comandante da 1ª Região Militar, Gen Div Adilson Carlos KATIBE, Comandante da Escola Superior de Guerra, Gen Div Maurílio Miranda Netto RIBEIRO, Vice-Chefe do DECEx, Gen Div Ricardo Piai CARMONA, Diretor de Educação Superior Militar, Gen Bda Luciano Antonio SIBINEL, Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército, Cel Art MORAES, Diretor do Museu Histórico do Exército e Comandante do Forte de Copacabana, além de outras autoridades militares da ativa e da reserva, de convidados e de estudantes da Fundação Osório, Escola Estadual Mato Grosso e Escola Municipal Castelnuovo.

Para relembrar esse marco, o Comandante do CML, Gen Ex NOVAES e o Chefe do DECEx, Gen Ex LANCIA, posicionaram uma corbelha de flores no busto do Marechal Deodoro da Fonseca, após a leitura do texto alusivo à Proclamação da República. Em seguida, tropas de diversas organizações militares da Guarnição do Rio de Janeiro desfilaram em homenagem à data. À frente da tropa, estava um militar caracterizado de Deodoro da Fonseca, rememorando o momento histórico em que o Marechal montou em seu cavalo e levantou seu chapéu e bradou o grito “Viva a República!”, declarando o início de um novo regime político no país.

O evento consagrou um momento cívico de grande importância para a sociedade brasileira. Após a formatura, ocorreram visitas guiadas para os estudantes das escolas presentes no Museu Histórico do Exército e nas dependências do Forte de Copacabana.

 

  

  

  

  

registrado em:
Fim do conteúdo da página