Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Forte de Copacabana celebra o centenário dos 18 do Forte

Publicado: Quarta, 06 de Julho de 2022, 08h00 | Última atualização em Quinta, 07 de Julho de 2022, 11h32

Rio de Janeiro - (RJ) No dia 05 de julho, o Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana (MHEx/FC), celebrou o centenário do Levante dos 18 do Forte. Além da solenidade militar, houve um Seminário Temático sobre os “100 anos do Movimento Tenentista”, realizado pela Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx), com palestras e debates sobre a participação da Força Terrestre nos acontecimentos históricos do Movimento Tenentista no Brasil.
Estiveram presentes na cerimônia antigos Ministros de Estado, Comandantes e Membros do Alto Comando do Exército, como o General de Exército Veterano Gleuber Vieira, antigo Ministro do Exército, o General de Exército Veterano Jorge Armando Félix, antigo Ministro do Gabinete de Segurança Institucional, o General de Exército Veterano Luiz Edmundo Maia de Carvalho, o General de Exército Veterano Luiz Seldon da Silva Muniz, General de Exército Veterano Renato Cesar Tibau da Costa, General de Exército Veterano Sérgio Ernesto Alves Conforto. Presidiu o evento o General de Exército Flávio Marcus Lancia Barbosa, Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), e contou também com as presenças dos Generais de Divisão Veterano Ulisses Lisboa Perazzo Lannes e Manoel Indiano da Fonseca, dos Generais de Brigada Veterano Walter Nilton Pina Stoffel, Sérgio Tavares Carneiro e Tadeu Bettega Bergo; o Diretor do Museu Histórico do Exército e Comandante do Forte de Copacabana, Coronel Moraes, além de autoridades civis e militares.
Posteriormente a formatura, o seminário teve abertura com as palavras do Gen Ex Lancia (DECEx) e Gen Bda Sibinel (DPHCEx), dando início com a palestra do General de Exército Veterano Licínio Nunes de Miranda Filho que destacou os movimentos revolucionários de 1922 até 1935, além de destacar figuras militares importantes que contribuíram com a própria vida contra os revolucionários. Em seguida o Gen Ex Lancia (DECEx) entregou o certificado de agradecimento ao Gen Ex Licínio e proferiu algumas palavras de enaltecimento ao tema abordado.
No período da tarde as palestras foram compostas de uma mesa de debates com os palestrantes Cel Paulo Dartanham Marques de Amorim do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil, Cel Luíz Eduardo Pesce de Arruda da Policia Militar de São Paulo e Integrante do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, Cel Eduardo Henrique de Souza Martins Alves, Historiador Militar, como moderadora a Ten Ana Beatriz Ramos de Souza da DPHCEx. Após o encerramento das palestras, os participantes presentes e virtuais realizaram perguntas aos palestrantes sobre os temas abordados.
O Seminário foi encerrado com a entrega de certificados pelo Gen Bda Sibinel aos palestrantes em agradecimento pela contribuição desempenhada na solenidade.

    

    

    

    

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página