Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Forte de Copacabana participa das comemorações do Bicentenário da Proclamação da Independência

Publicado: Terça, 13 de Setembro de 2022, 15h33 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2022, 15h33

Rio de Janeiro (RJ) - No dia 7 de setembro de 2022, o Comando Militar do Leste (CML), por ocasião das comemorações ao Bicentenário da Proclamação da Independência do Brasil, participou do tributo Cívico-Militar em diversas localidades dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.

O dia foi marcado pela realização de salvas de tiros de Artilharia que, de hora em hora, desde as 08:00h, foram executadas pelo 31º Grupo de Artilharia de Campanha (Es), no Forte de Copacabana. 

No entorno do Forte de Copacabana, a solenidade contou com um show aéreo da Esquadrilha CEU e apresentação de bandas de música dos Fuzileiros Navais, do 1º Batalhão de Guardas, da Força Aérea Brasileira e da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Em adição, a equipe de salto livre da Brigada de Infantaria Pára-quedista, “os Cometas”, e a “Equipe Falcões”, da Força Aérea Brasileira, realizaram uma demonstração de salto livre com aterragem na praia de Copacabana. 

A Marinha do Brasil organizou uma Parada Naval com a participação de navios brasileiros e de nações amigas. A parada teve o seu percurso iniciado no Recreio dos Bandeirantes evoluindo em direção à Baía de Guanabara, por toda a orla das Zonas Oeste e Sul carioca. Ao final da Parada, vários navios fundearam em frente à Praia de Copacabana. Às 1600h, foi disparada uma salva de artilharia naval pelo Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico”, Capitânia da Esquadra brasileira. A salva naval foi respondida pelo 31º Grupo de Artilharia de Campanha (Es) com 21 tiros, a partir do Forte de Copacabana.

Acompanharam as atividades do Forte de Copacabana: o Comandante Militar do Leste, General de Exército André Luis Novaes Miranda, o Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, General de Exército Flavio Marcus Lancia Barbosa, acompanhado do Vice-Chefe, General de Divisão Maurílio Miranda Netto Ribeiro, o Vice-Almirante (FN) Carlos Chagas Vianna Braga, o Diretor do Patrimônio histórico e Cultural do Exército, o General de Brigada Luciano Antonio Sibinel, o Diretor do Museu Histórico do Exército e Comandante do Forte de Copacabana, Coronel Moraes, além de outras autoridades civis e militares.

    

    

    

registrado em:
Fim do conteúdo da página